Toxina Botulínica: Entenda o procedimento que deixa a pele ainda mais bonita

 Publicado por: Ricardo Kruse

A toxina botulínica é o segundo procedimento não-cirúrgico mais procurado e realizado nas clínicas estéticas de todo o Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Trata-se de uma alternativa para eliminar os sinais e marcas que o tempo teima em deixar na pele e, apesar de sua fama, muitas pessoas ainda não sabem como o procedimento funciona.

A toxina botulínica utilizada para fins estéticos é a do tipo A, derivada de uma bactéria produzida e purificada em laboratório para ser injetada sob a pele, dentro da musculatura. O seu principal efeito é enfraquecer os músculos no qual ela é aplicada, evitando a sua contração. Sem essa atividade da musculatura, as rugas de expressão são atenuadas e eliminadas a longo prazo, ou prevenidas antes mesmo de surgirem (aplicação “preventiva” de toxina botulínica).

Apesar de parecer simples, a aplicação exige muita técnica e estudo por parte do profissional médico. É necessário identificar o ponto exato em que está localizada a musculatura causadora da ruga, para então paralisá-la, em meio aos 43 músculos que existem na face. Para isso é utilizada uma agulha fina, e a técnica tem duração média de 15 a 30 minutos. O número de pontos de aplicação depende da condição clínica de cada paciente.

A toxina botulínica é resolutiva para muitas das condições que envolvem rugas na pele do rosto, como linhas de expressão, pés de galinha, sulcos ao redor dos lábios, etc. No entanto, para rugas profundas já estabelecidas pode ser necessária a aplicação de um preenchimento com ácido hialurônico, por exemplo.

O procedimento não exige tempo de internação ou recuperação, com isso a paciente pode retornar as atividades no mesmo dia. Mas, é importante seguir as orientações médicas após a aplicação.

O Dr. Ricardo Kruse realiza este procedimento com qualidade técnica, habilidade e segurança; se você tem interesse, entre em contato para tirar as suas dúvidas e agendar uma consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + = 23

Ricardo Kruse | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &