Próteses têm prazo de validade

 Publicado por: Ricardo Kruse

Segundo dados de 2011 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), cerca de 700 mil intervenções estéticas foram feitas no país e, pelo menos 144 mil foram para colocação de próteses mamárias.

Uma das dúvidas que gira em torno desse procedimento é o “prazo de validade” das próteses. As próteses mamárias de silicone de última geração não possuem um prazo específico de validade. Caso haja alguma alteração relacionada às próteses (ruptura, contratura, vazamento, etc.), estas devem ser trocadas, a depender de uma avaliação médica e exames de imagem.

A prevenção é fundamental

O acompanhamento médico e os exames são de extrema importância, pois caso a prótese não seja substituída no momento correto, pode trazer riscos à saúde da mulher.

A mulher que realizou um implante de silicone precisa consultar um médico semestralmente, anualmente ou a qualquer momento que sentir um desconforto. A melhor maneira de acompanhar a situação da prótese é através de exames de imagem como ultrassonografia (ecografia) e mamografia.

Mulheres de até 30 anos devem fazer uma ecografia para verificar a situação do implante, enquanto para mulheres acima dos 40 anos, é recomendada a mamografia. Após cinco anos de implante, uma ressonância magnética deve ser realizada.

Cuidados pós-operatórios também influenciam na validade da prótese

Um fator que auxilia no aumento da validade das próteses e diminui a probabilidade de futuras complicações é um pós-operatório correto: evite dormir sobre as próteses nas primeiras quatro semanas, evite elevar os braços acima dos ombros por cerca de três semanas, use o sutiã específico, evite atividades físicas durante um mês e não carregue peso por três semanas.

-

A Clínica Ricardo Kruse realiza cirurgia para colocação de implantes e todo o acompanhamento pós-operatório, junto com a melhor orientação para a paciente. Agende uma consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

43 + = 48

Ricardo Kruse | © Todos os direitos resevados
Desenvolvido por &