Quais as principais causas da flacidez mamária?
A flacidez mamária é um dos motivos que mais afetam a autoestima das mulheres; entenda as causas
A flacidez mamária é caracterizada pela “queda” dos seios e ocorre com razoável frequência. Afeta pontos importantes como a autoestima das mulheres, fazendo com que se sintam desconfortáveis usando roupas íntimas ou de banho, decotes e com o colo à mostra, deixando-as inseguras e vulneráveis.
As causas para esse problema são inúmeras, acompanhe abaixo:
- Processo natural
Com o passar do tempo é natural que os seios fiquem flácidos, havendo substituição da glândula mamária por gordura e diminuição do colágeno na pele, tornando a pele mais fina e sem elasticidade;
- Involução mamária
As glândulas mamárias diminuem de tamanho por não serem mais necessárias depois da fase de amamentação ou durante a menopausa. Quando ocorre esse encolhimento no interior da mama, a pele não acompanha o processo, dando a impressão de seios vazios e caídos;
- Perda de peso
Quando há grande perda de peso, a gordura que antes preenchia o seio “desaparece”, passando também a impressão de seio vazio.
Devido à gravidade, as mulheres que possuem seios grandes tendem a ter os seios levemente mais caídos, sendo esse um processo natural e frequente.
A flacidez nas mamas pode ser evitada parcialmente, através do uso de cremes com colágeno, tops e sutiãs adequados e ingestão de alimentos ricos em colágeno e vitamina C.
Para os casos de insatisfação com a flacidez, procedimentos estéticos cirúrgicos podem ser uma opção, como:
Mastopexia com ou sem implante de próteses de silicone, que consiste na retirada do excesso da pele flácida, reposicionamento da aréola e, caso seja necessário, implantação da prótese de silicone; ou aumento das mamas com implantes de próteses de silicone, melhorando o contorno e formato dos seios, devolvendo o volume perdido.
Entre em contato com o Dr. Ricardo Kruse e tire todas as suas dúvidas. Agende a sua consulta.