Abdominoplastia: Modelagem sem medo
Após uma gestação, um problema de obesidade que foi solucionado através de exercícios e dietas ou uma cirurgia bariátrica, o resultado é uma sobra de pele na parte de baixo da barriga e algumas gordurinhas extras que permanecem e incomodam bastante. Para corrigir essa condição, existe a abdominoplastia.
Essa cirurgia visa reduzir o volume do abdômen, retirando excesso de pele e gordura da região, inclusive cicatrizes e estrias.
O procedimento costuma durar em média de 3 a 4 horas, pode ser feito com anestesia peridural e sedação, ou anestesia geral dependendo do caso. O cirurgião costuma trabalhar com um corte transversal acima dos pelos pubianos (ou cicatriz cesariana) e outro corte pequeno ao redor do umbigo.
A pele excedente é retirada e o que fica é esticado até que os pontos dos cortes se unam, proporcionando uma aparência mais lisa após a eliminação do excesso de pele e da gordura.
Pré e Pós-Operatório
O ponto principal do pré-operatório é o paciente atingir o seu peso adequado ou estar muito próximo dele.
O médico solicita exames pré-operatórios de rotina, como de sangue, eletrocardiograma, RX de tórax e ultrassom abdominal.
O pós-operatório envolve o uso da cinta compressora por no mínimo 30 dias para modelar a região e evitar acúmulo de líquidos e requer que o paciente evite qualquer tipo de esforço e faça sessões de drenagem linfática a partir do quarto dia após o procedimento.
Algum desconforto é normal e costuma ceder com analgésicos comuns e durar somente os primeiros dias.
O Doutor Ricardo Kruse é um experiente cirurgião plástico especializado em abdominoplastia e em diversos outros tipos de cirurgias plásticas. Agende uma consulta em sua clínica para saber mais.