Himenoplastia: quais os objetivos desse tipo de cirurgia?
O hímen é uma membrana que está localizada na entrada do órgão genital feminino (introito), normalmente com um orifício central por onde o fluxo menstrual passa a cada ciclo.
A membrana pode ser rompida por diversos motivos, principalmente, após a primeira relação com penetração ou mais amplamente no parto normal. Para tratá-la, pelo motivo que for, existe a cirurgia plástica chamada h1menoplastia.
Além dessas indicações, o procedimento pode ser feito em casos de:
- Hímen imperfurado (quando não há orifício algum, o que impede a saída da menstruação);
- Hímen complacente (quando não ocorre ruptura nas relações por penetração);
- Quando a ruptura deixa remanescentes da membrana, chamadas carúnculas, com um aspecto inestético;
- Ressignificação ou reparação - caso a primeira relação seja decorrente de abuso, inconcluída ou ressignificação da relação ou do relacionamento.
Como a cirurgia é feita?
No pré-operatório, a paciente será avaliada pelos motivos legítimos para querer realizar o procedimento bem como nos aspectos clínicos - problemas de saúde, uso de medicações, alergias, tabagismo, etc., o que definirá quais exames devem ser realizados antes da cirurgia.
Para quem deseja discrição, a depender do caso, o procedimento pode ser realizado na própria clínica com anestesia tópica ou local, sendo que a paciente é liberada logo após a cirurgia. Os pontos são dados com fios absorvíveis pelo organismo, de forma que não precisam ser retirados posteriormente.
Recuperação
O pós-operatório costuma ser tranquilo e indolor. A mulher pode retomar suas atividades de rotina no dia seguinte e fazer exercícios depois de uma semana. Relações apenas depois de 30 dias. Os cuidados com higiene devem ser mantidos normalmente, sem excessos ou exageros.
O Dr. Ricardo Kruse é especialista em cirurgia íntima. Entre em contato e agende uma consulta.