Otoplastia é a cirurgia plástica estética para as orelhas como, por exemplo, “orelhas de abano”, orelhas constritas e ausência de orelhas. As orelhas de abano são causa de bullying, principalmente na idade escolar. Portanto, já nessa idade podem ser corrigidas, poupando o paciente de traumas psicológicos futuros.
A indicação mais comum é a famosa “orelha de abano”. No entanto, pode ser utilizada também para reduzir deformidades e trazer simetria para a região, como tamanho e angulação. Além disso, pode corrigir problemas de formação de nascença ou decorrentes de traumatismos.
O procedimento é indicado de acordo com o grau de deformidade e de incômodo do paciente. Entretanto, a idade inicial para a correção é de sete anos, pois é a fase em que a formação da região já está concluída.
Veja também:
Os cuidados pré-operatórios são comuns a maioria das cirurgias plásticas. Logo após a realizada a avaliação, são solicitados exames pré-operatórios de rotina (exames de sangue, eletrocardiograma). Além disso é necessário um jejum mínimo de 8 horas desde a véspera da cirurgia.
A cirurgia é feita com anestesia local e sedação ou anestesia geral, a depender da idade do paciente. A cicatriz fica localizada de forma imperceptível na parte de atrás da orelha. Na cirurgia são dobradas ou retiradas partes da cartilagem de forma a moldar e reposicionar a orelha da melhor forma possível. O procedimento dura em média uma hora para cada orelha.
Ao término da cirurgia é feito um curativo que deverá ficar por pelo menos vinte e quatro horas e será retirado pelo cirurgião no consultório médico.
Após a retirada do curativo cirúrgico, uma faixa de tecido levemente compressivo deve ser utilizada ininterruptamente por trinta dias. O retorno às atividades cotidianas ocorre geralmente após o terceiro dia de pós-operatório.
Para mais informações preencha o formulário abaixo e entraremos em contato: